Hoje em dia estou bem menos sensível, talvez todos nós, é uma pena mas nos adaptamos para sobreviver. Uma avalanche de informações nos atinge todos os dias e grande parte delas, creio que todos concordam, não são boas notícias. Talvez a velha retórica da "Ignorância é uma bênção" volte as nossas mentes, um desejo antigo e ingênuo de nos livrarmos das angóstias de nosso moderno mundo.

Enfim, a introdução pomposa é apenas para lembrar o que por vezes esquecemos. Mas qual a relação com computação? Bom, tardiamente notei que o blog da Kathy Sierra não era atualizado e fui buscar as razões. Foi uma experiência muito triste descobrir que o blog não era atualizado porque alguém a ameaçava sexualmente e a sua vida. Fiquei estarrecido, como poderia uma pessoa como a Kathy ser intimidada para fora da internet?

Para aqueles que não sabem quem Kathy Sierra é pode começar por uma busca no Google, logo vai perceber que ela é um expoente na área da programação e da educação na mesma área. E atualmente estou lendo um livro dela, Head First - EJB. Pelo que pude ler as ameaças foram muito graves e realmente não deixaram outra opção a ela a não ser isolar-se, pelo menos durante algum período.

Algumas discussões foram levantadas como a revolta da presença de uma mulher num campo dominado por homens, uma ignorância sem tamanho que nos remete a todo preconceito existente. E qualquer preconceito deve ser combatido viementemente.

Só posso lamentar o acontecido, esperar que Kathy se recupere do susto e que possa em um futuro breve voltar a nos informar e ensinar com maestria.