Guide to Brazilians moving to Porto Alegre

This post is written in Portuguese cause is only for Brazilians:

Foi aprovado na seleção da ThoughtWorks e está se mudando para Porto Alegre? Não tem referências ou família no Sul? Eis algumas informações para lhe ajudar, este guia foi criado para ajudar outros ThoughtWorkers, mas pode ser útil para qualquer um que venha para cá. Se houver mais informações que deveriam constar aqui basta comentar.

Nova Lei do Inquilinato

Talvez você tenha ouvido falar desta nova Lei, eis algumas notas sobre ela e suas consequências. A nova lei do inquilinato após publicada foi divulgada como um instrumento que iria facilitar a vida de inquilinos e proprietário, diminuindo prazos para remoção de não pagadores e afins, no entanto apesar dos novos mecanismos, as imobiliárias ainda trabalham com garantias altas (fiador com dois imóveis quitados) e acabam dificultando a vida de quem quer alugar uma casa ou apartamento. Mais informações nos links abaixo:

Algumas imobiliárias de Porto Alegre

Na maioria das imobiliárias você pode entrar no site e realizar buscas por casas e apartamentos, se não encontrar algo, procure ligar e informar o que está procurando.

Outros sites para buscar imóveis

Outras maneiras de se encontrar imóveis

Se você já está em POA (Porto Alegre), pode olhar nos classificados de domingo do jornal Zero Hora (um jornal local) lá constam imóveis que não são publicados on-line. Mais uma sugestão é pedir a um Taxista para passar nos bairros (como o táxi não é caro em POA) e lhe ajudar a encontrar um lugar.

Garantias aceitas pelas imobiliárias

  • Fiador

Parece consenso entre as imobiliárias que devem ser dados dois imóveis quitados (algumas não aceitam terrenos) como garantia. Você pode utilizar dois fiadores cada um com seu imóvel ou um único fiador com dois imóveis Algumas imobiliárias aceitam fiadores de outros estados mas você pode encontrar imobiliárias que não aceitam. Para quem está mudando de outro estado isso pode ser um problema.

  • Depósito

Neste caso você deposita um valor equivalente a 12 aluguéis (algumas imobiliárias exigem aluguel mais as taxas de condomínio e IPTU) numa conta. Este dinheiro irá render pela poupança e fica congelado enquanto você ocupar o imóvel. Provavelmente é a maneira menos burocrática de conseguir a aprovação mas com certeza é a mais cara.

  • Seguro Fiança

Isso implica a utilização de uma seguradora, como Porto Seguro, Sul América e cia. A imobiliária irá indicar qual deve ser utilizada e o valor pode variar de 2 vezes o aluguel até 4 vezes o aluguel. Este valor geralmente poderá ser parcelado em atá 4 vezes e deverá ser pago todo ano no aniversário do contrato.

Documentação

Os documentos necessários variam de acordo com a garantia que você irá trabalhar, mas é bom ter em mãos:

Carteira Profissional - Preferencialmente já assinada pela ToughtWorks (ou pela empresa que você vai trabalhar), se você não tiver com ela por algum motivo, digitalize as páginas de identificação, dos últimos (pelo menos últimos dois) empregos e atualização salarial.

Comprovante de Residência - Mesmo que seja de outro estado mantenha consigo algum comprovante.

Comprovante de Renda (holerite) - Os três últimos pelo menos, caso você tenha trabalhado como PJ procure obter os extratos bancários dos últimos três meses. Se você possui um renda proveniente de um imóvel alugado é necessário o Documento de Propriedade do imóvel Contrato de Locação e também o recibo do último aluguel.

Declaração do Importo de Renda - Após a entrega do IRPF imprima uma cópia da declaração completa.

RG e CPF - Você certamente precisará de cópias destes documentos.

  • Outros documentos:

Se você morava de aluguel talvez seja necessário informação sobre a Imobiliária responsável ou o contato do proprietário do imóvel. Talvez um declaração da imobiliária da isenção de débitos pendentes.

Claramente são muitos documentos e nem todos são necessários para todas imobiliárias, procure informar-se com a imobiliária previamente.

Deslocando-se em Porto Alegre

Porto Alegre é uma grande cidade, e as vezes o tráfego congestionar um pouco, mas nada parecido com São Paulo ou Rio de Janeiro, normalmente 20 minutos são suficientes para deslocar-se de carro no dia-a-dia.

  • Táxis

São suficientes, você encontra pontos em vários locais e basta esperar em alguma avenida que em poucos minutos é possível encontrar um e as tarifas não são caras. Eis uma ferramenta para calcular as tarifas: http://www.tarifadetaxi.com/porto-alegre

  • Ônibus e Lotações

Há em Porto Alegre ônibus e lotações, as lotações são mais caras mas geralmente mais rápidas. Abaixo um link para um mapa com as linhas de ônibus: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/eptc/usu_doc/mapa_linhas.pdf

Onde ficar

Bairros

Eis uma lista de alguns bairros de Porto Alegre, não é uma lista completa mas deve ajudar a escolher um lugar para morar, tentei separar em três categorias mas lembre-se que esta lista é apenas para dar uma ideia.

  • Alto Padrão

Bela Vista, Boa Vista, Moinhos de Vento.

  • Bons para morar (Mais próximos a PUC ou não muito caros)

Petrópolis, Auxiliadora, Bela Vista, Higienópolis Cidade Baixa, Azenha, Menino Deus, Teresópolis Jardim Lindoia, Jardim Botânico e Partenon

  • Evitar (Afastados ou inseguros)

Ponta Grossa, Hípica, Ipanema, Guarujá, Restinga, Agronomia, Centro, Zona Sul (em geral é afastada).

PUC-RS

A PUC-RS é suficientemente grande, possui restaurantes, caixas eletrônicos, agência bancária do HSBC e Banco do Brasil, correios e etc. Mais informações siga o link: Getting to Know PUC-RS

Cartórios

Eis uma lista no google maps de cartórios em Porto Alegre: Google Maps

UPDATES:

  • (03/05/2010) Fixed some links and added Roger tips.
  • (04/05/2010) Added Hotel Information.
Published in May 03, 2010