Olá Familía, Amigos e Colegas,

Porque (versão resumida)

Em alguns dias eu vou cancelar minha conta no Facebook, o que significa apagar meu perfil e parar de utilizá-lo. Pensei sobre isso nos últimos dias e decide que é hora de fazê-lo. Vou escrever uma longa explicação mas a versão resumida é apenas: Eu e o Facebook discordamos de o que e para quem devo compartilhar minhas informações, fotos e outros.

Porque (versão estendida)

Aqui vai a versão completa de algumas razões pela as quais tomo esta decisão. O Facebook tem uma ideia, ou ideal, que eles chamam de 'Norma Social'. Essa ideia basicamente dita com quem você deve compartilhar seus dados, e na opinião do Facebook, essas pessoas são o mundo todo. Vou ignorar os interesses comerciais que se aplicam a este ideal mas devo mencionar que eu não compro essa ideia, não concordo com ela e eis de onde surge nossa diferença. No final, eu e o Facebook (metaforicamente falando) estamos em batalha constante sobre minhas configurações de privacidade.

A funcionalidade de "Ask"

Meus sentimentos em relação a esse assunto ficaram mais fortes quanto me dei conta de que minha privacidade não está sob meu controle numa plataforma social como o Facebook, mas sim depende de qual é a ideia de privacidade que todos os meus amigos possuem. Recentemente o Facebook introduziu uma funcionalidade chamada "Ask" (Perguntar). A mídia reportou como uma funcionalidade para se paquerar mas na verdade ela se aplica a qualquer informação que você ainda não colocou no Facebook, seus amigos então podem 'perguntar' para você aquela informação e então em consequência você dá mais dados ao Facebook:

Ask

Meu problema com essa funcionalidade é que, sim o Facebook vive dos dados que nós inserimos nele, e como meta, irá fazer de tudo para que coloquemos mais e mais dados. Não só para uma experiência melhor mas também porque nossas dados é o único ativo desta companhia, e na minha opinião, assim que a entrada de dados diminuir outra funcionalidade será desenvolvida para extrair mais e mais dados privados.

O elo mais fraco

Mesmo modificando as configuração de privacidade devemos nos lembrar que esta informação está protegida pelo elo mais fraco entre seus amigos. O que eu quero dizer é que sua informação está tão segura quanto a pior senha que há entre seus amigos. Eu trabalho com TI, tenho senhas fortes e as troco regularmente mas a proteção que tenho é apenas contra a modificação dos meus dados e não contra o acesso a eles. Em plataformas sociais seus dados são compartilhados não apenas com seus amigos mas também com aqueles que invadem seus computadores.

Segurança da família

Há no entanto algo mais próximo de casa, a segurança da minha própria família. Eu não sei mais quais são as configurações padrão quanto a privacidade no Facebook, elas mudam a todo momento. Mas em uma determinada época apenas uma ou duas informações eram apenas para amigos, o resto das informações eram públicas, compartilhadas com qualquer usuário do Facebook. Essas decisões em relação ao que é "seguro" e "privado" são tomadas pelo Facebook no contexto dos EUA mas acredito que o que é seguro nos EUA não é exatamente aplicável a todo o resto do mundo.

O que pessoas com más intenções podem fazer nos EUA certamente diferem do que elas podem fazer no Brasil, e as proteções legais também diferem consideravelmente.

Quanto mais em penso sobre este assunto mais não faz qualquer sentido para mim que nossas informações fiquem abertas a qualquer um por padrão. Estou certo que muitos na minha família não estão cientes de que suas informações são abertas para todos, e acreditam que quando compartilham algo estão apenas compartilhando com seus familiares e amigos.

Involuntário versus voluntário

Neste momento, e parabéns por chegar até aqui, você pode estar pensando que eu estou sendo ingênuo ou paranóico. Ingênuo pois essa informação que estou querendo proteger é facilmente obtida por aqueles que possuem os meios, talvez através de serviços obscuros. Paranóico porque eu estou abdicando do contato com alguns familiares, onde apenas tenho contato através do Facebook, para não ganhar muito em termos de segurança e privacidade.

Mas no final o que me importa é como o acesso aos dados foi obtido. Em uma maneira os dados foram obtidos de forma ilegal, na outra, eu voluntariamente abdiquei deles.

Posfácio

Sinto-me incrivelmente estranho sobre este assunto, escrevendo as razões para tomar essa decisão quando não é nada além de clicar num botão para apagar minha conta. Creio que amigos e familiares irão se perguntar por que estou fazendo isso e talvez seja a razão pela qual estou justificando. De qualquer maneira, aqueles que são próximos a mim sabem como me contactar e eu como contactá-los, no final apagar a conta do Facebook não é grande coisa. :)